Como proceder caso meu cliente devolva um produto com avarias?
O processo de locação de produtos é um pouco complexo, quando comparado ao de vendas. No aluguel de peças, a empresa locadora precisa verificar o estado dos produtos (1) antes da entrega e (2) após a sua devolução.
Realizar a checagem dos produtos na devolução é uma tarefa essencial para manter a qualidade do serviço de locação, uma vez que esse item poderá ser alugado por outro cliente. E vamos combinar, nenhum cliente gostará de receber um produto danificado ou com avarias, não é mesmo?
Muitas empresas que alugam produtos se deparam com a situação de receber, após a locação, peças danificadas dos seus clientes. Diante dessa situação, a empresa deverá estar acobertada por um contrato para não sair no prejuízo.
No contrato, deve haver o Termo de Reponsabilidade sobre os itens alugados, para que os clientes estejam cientes sobre sua responsabilidade. Além disso, a empresa deverá informar previamente ao cliente e deixar registrado no contrato sobre o valor de reposição de cada produto alugado, caso o mesmo venha a ser danificado.
* O valor de reposição é justamente o preço a ser pago pelo cliente caso o produto volte danificado ou perdido.
Quanto devo cobrar do meu cliente caso ele devolva meu produto danificado ou extraviado?
Muitas empresas ficam em dúvida com relação ao preço a ser cobrado caso seja necessária a reposição do produto.
Algumas empresas cobram o preço de custo do produto. Ou seja, se uma cadeira custou R$ 200,00 para ser comprada, o cliente deverá pagar os mesmos R$ 200,00 para reembolsar a empresa.
Mas existem empresas que cobram o dobrou ou o triplo do preço de custo do produto. Aplicando esta regra ao exemplo da cadeira acima, o preço cobrado para sua reposição ficaria entre R$ 400,00 e R$ 600,00.
É importante destacar que a empresa deve levar em consideração diversos fatores ao cobrar pela reposição de um produto em seu estoque. Dentre alguns fatores, pode-se citar:
- Desfalque no estoque: sem ter o produto disponível para locação, sua empresa deixará de lucrar com novas locações;
- Preço de compra desatualizado: O preço pago para comprar o produto anteriormente pode não ser mais o mesmo;
- Frete: caso sua empresa tenha que gastar com frete para comprar novamente o produto;
- Problemas com locações posteriores: caso o produto danificado já tenha sido reservado por outro cliente, você perderá essa locação por problema em seu estoque.
Enfim, são várias situações que sua empresa pode enfrentar para fazer a gestão de reposição de seu estoque. É importante ficar atento e ter cuidados com o processo de verificação na hora de receber os produtos alugados.
Sendo assim, é sempre indicado utilizar um sistema que possa auxiliar sua empresa a ter uma gestão eficiente do estoque, controlando as entradas e saídas dos produtos e suas as possíveis reposições.